Serviços

Repotenciamento e Modernização

Estudos de Revamp

Um “revamp” não é diferente de um projeto regular, devendo ser cuidadosamente planejado considerando todas as fases, desde estudos conceituais até o comissionamento e testes. O revamp pode ser ainda mais complexo dado que algumas características originais dos equipamentos serão mudadas. Há um histórico de vários casos de revamps malsucedidos. No entanto, o usuário pode se beneficiar muito da evolução da tecnologia para melhorar a probabilidade de sucesso do sistema com um projeto de renovação cuidadosamente desenvolvido. A ETM dispõe das ferramentas e o conhecimento necessários para garantir o sucesso da modernização das instalações e equipamentos. 

Execução do Revamp 

O tempo de inatividade do sistema durante o revamp deve ser minimizado. Normalmente, a renovação deve ser projetada para caber no tempo de manutenção regular, durante uma grande revisão. A logística do local deve ser cuidadosamente estudada. A economia do Revamp é fortemente afetada pelo tempo de inatividade da planta.

Inspeção e testes

A campanha de testes para revamps geralmente enfrenta restrições. Por exemplo, no caso de compressores centrífugos, a carcaça pode não estar disponível para permitir testes de fábrica. Por outro lado, o cronograma não permite testes demorados, há limitações orçamentárias e assim por diante. A avaliação de riscos para tais situações é um trabalho complexo, que deve contar com o estado da arte de ferramentas de design. A ETM dispõe de modelos de simulação rigorosos e confiáveis, tanto para a performance termodinâmica quanto para o comportamento mecânico e rotodinâmico.